"ALQUIMIA DA FOTO" será a próxima Mostra do CFCX na Casa da Cultura
01/08/2019 :: XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores 2019
O CLUBE DO FOTÓGRAFO DE CAXIAS DO SUL-CFCX inaugura, no próximo dia 06/08/2019, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Casa da Cultura de Caxias do Sul-RS, a exposição "Alquimia da Foto", com seus trabalhos premiados, classificados e participantes da XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores 2019, realizada em São Caetano-SP, que, novamente, levou a cidade de Caxias do Sul à posição de destaque no cenário nacional da arte fotográfica. A mostra ficará aberta até o dia 31/08/2019.

Alquimia, prática ancestral da qual tomamos emprestado o conceito da exposição, é de difícil definição. Talvez seja uma mistura de ciência, filosofia e magia. Talvez seja algo ainda maior, assim como é, para nós, a fotografia: uma alquimia de arte, luz, sombra, cor, tons, paixão, técnica e significados. Talvez represente uma fórmula bem sucedida que, há 39 anos, vem misturando olhares plurais dos nossos associados e extraindo deles uma essência coletiva singular, forte, competente, sublime e nacionalmente respeitada no cenário fotográfico, como é o nosso CFCX.

Na mostra "Alquimia da Foto" o Clube apresentará o trabalho de 32 fotógrafos associados que participaram da Bienal 2019. Entre as obras expostas, estarão o cobiçado 1º Lugar da Bienal, que mais uma vez veio para Caxias do Sul, com a obra "Regresso", da colega Márcia Marchetto; 3 Menções Honrosas para as fotografias de Annemarie Brugger, "Abraçando a infância", Javier Paquito Herrera, "Azul Luz", e Márcia Dall'Ago, "Esse teu olhar, guri"; e todas as 33 fotografias classificadas pelo corpo de jurados do concurso (5 fotógrafos de renome nacional), o que rendeu ao CFCX o honroso 2º lugar interclubes do país.

Mostrar para Caxias do Sul, anualmente, as fotos que o Clube leva às Bienais é um orgulho para os fotógrafos e um privilégio para a comunidade, eis que a arte fotográfica vem destacando a cidade como referência nacional, já tendo sediado o evento em duas edições, em 2010 e 2018.

Você pode conferir as imagens que estarão na exposição, clicando aqui, mas será ao vivo que as fotografias ganharão impressão, tamanho e paredes que merecem.

Agendem! Ficaremos felizes com a sua visita!

E se você também gostar da alquimia, onde o olhar, o sentir e a mistura de saberes criam imagens fotográficas  que qualificam o coletivo a cada dia, visite o Clube do Fotógrafo!